Ao planejar um casamento, há tantas decisões a serem tomadas – do vestido, ao local, à lista de convidados. Planejar um casamento certamente não é fácil se você for indeciso!
Uma das primeiras escolhas que você terá que fazer quando se trata de planejamento de casamento é que tipo de serviço você terá. Você deve escolher uma cerimônia religiosa em uma igreja (ou outro edifício sagrado), ou uma cerimônia civil em um local secular, como um hotel ou prefeitura?
Obviamente, algumas pessoas saberão imediatamente o que querem com base em suas crenças religiosas. Mas para alguns casais, não é tão fácil. Pode não ser imediatamente óbvio se uma cerimônia na igreja ou uma cerimônia civil seria mais adequada para você.
Neste guia, abordaremos os dois tipos de serviço, incluindo as semelhanças e diferenças – dando a você todas as informações necessárias para tomar uma decisão que funcione para você e seu parceiro.
Fonte de reprodução: Youtube Pr Claudio Duarte
Qual é a diferença entre um casamento na igreja e uma cerimônia civil?
Até 1863, as igrejas eram os únicos locais na Inglaterra onde casamentos podiam ocorrer legalmente. Embora você possa ter feito sua recepção em um salão alugado ou até mesmo em sua própria casa, a cerimônia em si sempre acontecia em uma igreja.
Mesmo depois que os casamentos seculares se tornaram legais, a tradição de se casar em uma igreja persistiu por mais de um século. Seus avós, por exemplo, quase certamente se casaram em uma igreja – mesmo que não fossem particularmente religiosos.
Mas os tempos mudaram e, hoje em dia, muitos locais são licenciados para realizar cerimônias de casamento civis (ou não religiosas). Isso inclui, entre outros:
1) Cartórios
2) Prefeituras e guildhalls
3) Hotéis
4) Clubes de golfe
5) Casas senhoriais e castelos privados e públicos
6) Edifícios agrícolas, como celeiros
7) Certas florestas, praias e outros pontos turísticos de beleza ao ar livre
A principal diferença entre um casamento na igreja e um casamento civil é o aspecto religioso. Casamentos civis que não são realizados em prédios religiosos não têm permissão legal para mencionar qualquer conteúdo religioso.
Se você estiver tendo um casamento civil, não poderá ler nenhum versículo da Bíblia ou cantar nenhum hino durante a cerimônia. Também não pode haver menção a um Deus ou poder superior em seus votos.
Se você e seu parceiro são religiosos, uma igreja ou capela é provavelmente o lugar onde vocês sempre imaginaram se casar. Mas se você não é religioso, ou simplesmente não quer um casamento em um local religioso, uma cerimônia civil pode ser a ideal para vocês.
O que esperar de um casamento na igreja
Como mencionamos, os casamentos religiosos acontecem em igrejas, capelas e outros locais de culto religioso. Este tem sido o tipo mais comum de casamento por muitos anos, mas esses serviços tradicionais estão em declínio. Hoje em dia, os casamentos que acontecem em igrejas representam apenas um quarto das cerimônias.
Para algumas pessoas, o aspecto religioso não é tão importante, mas é a tradição que importa. Como esses foram os casamentos mais comuns que aconteceram por décadas, quando pensamos em casamentos, pensamos em igrejas. Algumas pessoas optam por um casamento na igreja simplesmente porque gostam da estética, mesmo que elas próprias não sigam uma religião.
Há algumas coisas que você precisa lembrar se quiser um casamento na igreja:
1) As igrejas católicas exigem que ambas as partes sejam batizadas como cristãs, e pelo menos um de vocês tem que ser católico. Você também pode precisar participar de “aulas de casamento” – projetadas para dar a ambos uma visão de como ser um bom parceiro.
2) Você não precisa ser religioso para se casar em uma Igreja da Inglaterra, nem precisa fazer aulas. No entanto, algumas igrejas podem exigir que você compareça a um certo número de serviços antes que elas concordem em se casar lá.
Geralmente, se você quer se casar em uma igreja, você precisa ter alguma conexão com ela. Por exemplo, você ou seu parceiro podem precisar morar (ou ter morado) na paróquia onde a igreja está localizada.
Casamentos na igreja, como mencionado, são mais tradicionais, mais formais e envolverão leituras da Bíblia, hinos e orações. Essas cerimônias podem durar até uma hora.
O que esperar de uma cerimônia civil
As cerimônias civis são agora muito mais populares do que os casamentos na igreja, mas ainda há alguma confusão sobre o que é uma cerimônia civil.
A principal diferença, oficialmente, é que as cerimônias civis são oficiadas por um funcionário do governo chamado registrador, em vez de um padre ou vigário (ou outro líder religioso).
As cerimônias civis geralmente acontecem em um cartório ou prefeitura, mas essa não é uma regra rígida e rápida. Os casais no Reino Unido podem escolher se casar em qualquer local que seja licenciado para realizar cerimônias de casamento. Isso significa que você pode escolher entre uma grande variedade de locais, e não está limitado a edifícios religiosos ou governamentais.
Casamentos civis são geralmente mais relaxados, pois o escopo do dia depende inteiramente de você. Você pode ter uma cerimônia casual e curta em um cartório usando jeans e uma camiseta, se quiser – ou pode ter um casamento grandioso em um salão de baile de hotel. Os serviços civis também permitem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o que infelizmente nem sempre é o caso com cerimônias religiosas.
Quando se trata da cerimônia em si, não haverá hinos, orações, leituras de textos religiosos ou bênçãos. Na verdade, você não tem permissão para mencionar nada nem um pouco religioso em uma cerimônia civil. Uma cerimônia de casamento civil normalmente dura de 20 a 30 minutos.
Você pode escrever seus próprios votos se quiser, desde que não mencione nada religioso. Há também dois votos obrigatórios do governo que você deve recitar. Os votos declaratórios afirmam que você é legalmente livre para se casar, e os votos contratuais afirmam que você toma seu parceiro como seu marido ou esposa.
Cerimônia de casamento religiosa vs. civil: considerações sobre planejamento
Cada tipo de serviço, seja religioso ou não religioso, vem com seu próprio conjunto de desafios quando se trata de planejamento. Geralmente, os casamentos na igreja exigem um pouco mais de planejamento, enquanto os casamentos civis são mais flexíveis em seu cronograma.
Se você quer um casamento na igreja, pode esperar que seu primeiro porto de escala seja com o padre ou vigário da igreja em que você quer se casar. Eles geralmente gostam de se encontrar com você e seu parceiro, várias vezes. Eles provavelmente vão querer discutir o casamento e o que ele significa para você em detalhes significativos.
Você também deve estar ciente de que as igrejas ficam lotadas com bastante antecedência. Então esteja preparado para esperar de 6 a 12 meses por uma data.
Por outro lado, um casamento civil pode ser planejado em apenas um mês. Com essa escolha, você tem muito mais liberdade para planejar o dia exatamente como você quer. No entanto, embora você possa fazer o planejamento mais rápido, você também tem muito mais opções, então esteja preparado para tomar algumas decisões importantes.
Os cartórios geralmente têm muito mais disponibilidade do que as igrejas, então os tempos de espera costumam ser menores. Mas você tem que “dar aviso de casamento” (ou seja, registrar legalmente sua intenção de se casar) com pelo menos 29 dias de antecedência.
Claro, quanto mais cedo você planejar qualquer um deles, mais chances terá de tudo sair exatamente como você quer. Não espere até o último minuto para reservar uma celebração ou recepção, pois elas acabam rápido!
Devo fazer um culto religioso ou uma cerimônia civil?
Não podemos dizer qual opção é melhor para você – somente você e seu parceiro podem fazer isso. Mas com as informações acima, você deve conseguir ter uma ideia melhor do que combina mais com você – e o que se encaixa no cenário do seu casamento dos sonhos.
A maioria dos casais, ou pelo menos metade de um casal, terá alguma ideia do que quer. Seja um grande evento na igreja ou dizer “sim” com os pés na areia. Se for esse o caso, então sua decisão já está tomada por você – já que você está mais limitado com relação a onde pode se casar com seu ente querido.
Um casamento civil é recomendado para aqueles que querem algo mais relaxado, mais discreto, com uma escolha maior do que você pode ou não fazer no dia. No entanto, os casamentos na igreja proporcionam aquela sensação tradicional – que muitos sentem ser parte integrante de um casamento – independentemente das crenças religiosas.
E se o conteúdo religioso – como hinos e versículos bíblicos – for importante para você, então você precisará de um casamento religioso, já que legalmente você não pode ter tal conteúdo em uma cerimônia civil.
No final das contas, o casamento é você e seu parceiro expressando seu amor um pelo outro na frente de todas as outras pessoas que você mais ama. Então, onde você se casa é sua escolha. O tipo de serviço que você escolher deve refletir quem você e seu parceiro são como um casal, fazendo com que o dia pareça verdadeiramente único e especial para vocês.
Contents
- 1 Qual é a diferença entre um casamento na igreja e uma cerimônia civil?
- 2 O que esperar de um casamento na igreja
- 3 Há algumas coisas que você precisa lembrar se quiser um casamento na igreja:
- 4 O que esperar de uma cerimônia civil
- 5 Cerimônia de casamento religiosa vs. civil: considerações sobre planejamento
- 6 Devo fazer um culto religioso ou uma cerimônia civil?