Toda noiva quer que seu casamento seja especial. Sem dúvida você concordará que a parte mais importante de qualquer casamento é criar memórias com sua família e outras pessoas queridas em sua vida. Mas outra parte emocionante e muito esperada do seu casamento é receber presentes!
A oferta de presentes de casamento é praticada há séculos. A ideia provavelmente remonta ao antigo costume de pagar um dote ao noivo e sua família. A tradição moderna de criar uma lista de presentes de casamento a partir da qual os convidados podem fazer suas compras remonta à era vitoriana. Os primeiros registros de presentes de lojas de departamentos foram criados no início do século XX.
Alguns casais diriam que basta a presença da família e dos amigos e que não querem nem precisam de presentes de casamento. Mas, como estamos prestes a descobrir, é importante criar uma lista de presentes de casamento, mesmo que você fique feliz sem nenhum presente.
Fonte de reprodução: Youtube Dona Amélie
O que é uma lista de presentes de casamento
Uma lista de presentes de casamento é a “lista de desejos” do casal com itens que eles gostariam de receber como presentes dos convidados do casamento. Também é chamado de registro de presentes, embora esse termo seja mais comum nos EUA do que no Reino Unido. Os futuros casais nem sempre criam listas de presentes. Até pelo menos a década de 1970, para a grande maioria dos casais no Reino Unido, o casamento marcou o início da vida juntos. Após o dia do casamento, os noivos se mudariam juntos para uma nova casa, que obviamente precisaria de móveis e utensílios domésticos. Os convidados do casamento, portanto, poderiam simplesmente presentear com algo que o casal precisaria em sua nova casa. Por exemplo:
- 1. Toalhas, lençóis e outros acessórios
- 2. Pequenos utensílios de cozinha, por exemplo, chaleiras e torradeiras
- 3. Artigos de vidro, louças e talheres
- 4. Equipamentos de cozinha, como panelas e frigideiras, tábuas de cortar, blocos de facas e fruteiras
Mas hoje em dia, a maioria dos casais vai morar junto antes de se casar. Portanto, a maioria dos noivos já terá tudo o que precisa. Os presentes de casamento agora se transformaram em um desejo, e não em uma necessidade, e os desejos de cada pessoa são diferentes.
Então, hoje, os futuros noivos devem criar uma lista de presentes de casamento para que seus convidados saibam exatamente o que desejam. A lista de presentes deve conter uma variedade de itens de todos os orçamentos, para que os hóspedes tenham muitas opções de escolha.
Preciso fazer uma lista de presentes de casamento
Muitos casais, à medida que o dia do casamento se aproxima, percebem que na verdade não querem presentes – ou não conseguem pensar em nada que gostariam de pedir.
Mas independentemente de você querer ou não receber presentes, seus convidados provavelmente os comprarão de qualquer maneira. Considerando que o dia do seu casamento é um acontecimento importante em sua vida, seus entes queridos também vão querer fazer parte dele, dando presentes. E, afinal, você provavelmente gastou muito dinheiro com eles como convidado do casamento!
Elaborar uma lista de presentes de casamento aliviará o fardo de seus convidados que procuram o melhor presente. Além disso, esta é uma ótima oportunidade de conseguir algo que vocês dois desejam, mas não têm planos de comprar para si mesmos.
Infelizmente, se você não fizer uma lista de presentes de casamento, ainda receberá presentes – mas provavelmente não serão o que você queria. Você pode acabar com uma dúzia de toalhas novas que não cabem no armário de ventilação ou um monte de utensílios de cozinha de função única que você nunca usará.
Quais são os benefícios de ter uma lista de presentes de casamento
Embora seja uma forma indireta de dizer que você deseja as coisas que ama sem gastar um centavo, a lista de presentes de casamento tem inúmeros benefícios dos quais casais e convidados podem aproveitar.
- 1. Ter uma lista de presentes facilita as coisas para seus convidados – eles não terão que se preocupar com o que comprar para você e passar muito tempo escolhendo algo que você talvez nem goste.
- 2. Orçamento não é problema. Se você criar uma lista de presentes composta por uma variedade de itens baratos, moderados e caros, seus convidados poderão simplesmente olhar a lista e escolher algo que possam pagar. Eles não se sentirão culpados por gastar menos dinheiro, pois sabem que estão comprando algo que você deseja.
- 3. Você não vai acabar com muitos presentes que não deseja ou precisa e gastar muito tempo devolvendo-os ou presenteando-os.
- 4. Usar uma lista de presentes de casamento em uma loja de departamentos ou loja online ajudará a evitar duplicatas – assim que um convidado comprar algo da lista, ele desaparecerá para que ninguém mais compre.
- 5. Se você usar uma lista de presentes designada, seus convidados não precisarão levar o presente até o local da recepção. A loja cuidará dos presentes em vez de os convidados os trazerem. Os cartórios online, como o Amazon, enviarão os presentes diretamente para a casa dos noivos.
Outro benefício de ter um cadastro é que você pode incluir itens maiores e mais caros (como um colchão novo, por exemplo). Se quiserem contribuir, seus convidados podem juntar seu dinheiro para comprar presentes caros.
Quando devo criar minha lista de presentes de casamento
Normalmente, os casais podem começar a se registrar para receber presentes assim que desejarem, após o noivado. Dessa forma, familiares e amigos podem começar a selecionar presentes para o chá de panela ou despedida de solteiro. Sua lista deve estar disponível pelo menos 4 a 6 meses antes da data do casamento. Isso dará aos hóspedes bastante tempo para examinar sua (s) lista (s) de presentes, escolher algo dentro de seu orçamento, fazer o pedido e receber. Isso também dará aos hóspedes a chance de economizar, se houver algo que eles gostariam de comprar e que ainda não podem pagar.
O fechamento da sua lista também depende dos termos e condições do fornecedor da listagem. Algumas lojas de departamentos ou on-line podem encerrar automaticamente sua lista de presentes em uma determinada data após o término do casamento – por exemplo, três meses, seis meses ou um ano após o casamento. Outros manterão a lista aberta até que você a feche. A etiqueta tradicional do casamento afirma que os convidados têm até um ano após o casamento para enviar um presente. Portanto, não presuma que você poderá fechar sua lista de presentes no dia seguinte ao seu casamento! Deixe pelo menos alguns meses ou quando o último convidado comprar alguma coisa.
O registro da lista de presentes de casamento pode ser feito online em um site como o Amazon ou visitando uma loja de departamentos física. A maioria das lojas físicas tem opções de registro online e a criação de uma lista de presentes é gratuita. O registro online é prático e pode ser feito no conforto da sua casa. Esta também é uma excelente opção se os seus convidados moram longe e não têm tempo de ir até a loja para fazer compras. No entanto, fazer compras online pode ser um pouco complicado, considerando que você não viu os itens pessoalmente. Por outro lado, você pode marcar um horário no showroom de sua preferência para iniciar seu cadastro. Um guru de presentes dedicado o ajudará a construir sua lista. Além disso, ir à loja física é uma oportunidade de ver os produtos e ter certeza de que está comprando o que ama.
Fonte: https://www.ateliedalola.com.br/convites-para-casamento
Tags: presentes de casamento