Como Escolher o Tipo de Convites para o Seu Casamento

Como Escolher o Tipo de Convites para o Seu Casamento

Sugerir o traje num convite de casamento não é um ato de autoritarismo, mas um gesto de profunda consideração para com o convidado. É fornecer uma informação valiosa que alivia a incerteza, evita desconfortos e contribui para a harmonia visual e atmosférica do evento. O meu trabalho é formular esta sugestão de traje, ou dress code, de uma maneira que seja clara, útil e que se alinhe perfeitamente com o estilo da celebração que está a ser planeada.

A clareza é a chave para o sucesso. Lembro-me de um casamento num dos espaços mais sofisticados de Belo Horizonte. O convite, muito formal, indicava o traje como “Passeio Completo”. Percebendo que o termo poderia ser ambíguo para alguns, o casal, muito sensatamente, aceitou a minha sugestão de incluir um pequeno cartão com uma descrição mais detalhada e gentil: “Para o conforto de todos e para mantermos a elegância da noite, sugerimos para os senhores o uso de fato e gravata, e para as senhoras, vestidos longos ou curtos sofisticados.” A resposta dos convidados foi extremamente positiva. Muitos agradeceram a orientação, que lhes permitiu escolher o vestuário com confiança.

Por outro lado, a falta de especificidade pode gerar o caos. Tive um projeto para um casamento ao fim de tarde num clube de praia. O convite indicava “Traje: Esporte Fino”. O resultado foi uma dissonância visual. Alguns convidados interpretaram o termo ao pé da letra e chegaram de blazer e sapato social, sentindo-se deslocados e com calor. Outros, mais ousados, apareceram de calças de linho e sandálias, sentindo-se informais demais ao lado dos primeiros. A lição foi imediata: termos vagos não funcionam. Teria sido muito mais eficaz especificar: “Traje: Leve e Elegante. Pensem em tecidos fluidos, cores claras e calçado confortável para caminhar na relva e na areia.”

No processo de design, a menção ao traje é subtil. Geralmente, é colocada no rodapé do convite ou num cartão de informações adicionais. A escolha da fonte e do tom de voz é crucial. Deve soar como uma sugestão amigável, não como uma ordem. A sensação de um trabalho bem-sucedido é ver as fotografias do casamento e notar uma coesão visual, onde todos parecem pertencer àquele cenário, confortáveis e em harmonia. É a prova de que uma pequena linha de texto pode ter um impacto visual tremendo.

O futuro da comunicação do traje pode envolver o uso de painéis de inspiração visual no site dos noivos, mostrando exemplos de looks que se encaixam na proposta. A essência, contudo, permanecerá a mesma: ser um serviço ao convidado. O meu objetivo é ajudar-vos a formular esta diretriz de forma que ela seja recebida como o que realmente é: um cuidado para garantir que todos se sintam parte integrante e bela da vossa celebração. Se procuram a melhor forma de comunicar as vossas expectativas de vestuário, a nossa tarefa será encontrar as palavras e o design que o façam com clareza e elegância.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?